quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O trânsito em Campo Grande (MS) - Parte I

Dirijo a exatos três anos em Campo Grande. Desde que comecei, fico mais atento ao comportamento do campo-grandense (em geral) nas ruas e avenidas da capital. Hoje pela manhã levei minha mãe e irmã aos seus respectivos locais de trabalho. Em pouco mais de 20 minutos de trânsito vi quatro “furadas” de sinal (3 motos e 1 caminhoneta) e uma infinidade de pessoas falando ao celular enquanto dirigem. A noite fui a um drive-thru, cujo trajeto – ida e volta – demorou uns 15 minutos. Foram mais quatro avanços de sinal (3 carros-passeio e 1 moto-entrega).

Resolvi procurar informações na internet. Já sabia que o trânsito de Campo Grande é considerado o mais violento do país (capitais), conforme matéria do profissão repórter, da TV Globo (ver reportagem aqui).

Fui ao sítio do DETRAN-MS e colhi algumas informações. Fiz uma tabela com o ano de 2008, pois ainda falta muitos dados de 2009. Para quem não sabe, Campo Grande tem cerca de 755 mil habitantes (IBGE, 2009).



Em 2008 foram registrados pelo DETRAN exatamente sete mil acidentes, sendo 68% destes com vítimias não fatais e 1% com vítimas fatais. Dos acidentes sem vítimas, 91% foram por veículos de quatro ou mais rodas. Já se tem a primeira conclusão importante: motociclistas tem apenas 9% de chance de saírem ilesos de acidentes.

Outra informação importante é a faixa etária. Ao contrário do que se imagina, a maior parte dos acidentes acontece não com os jovens, mas com pessoas mais maduras (não idosos). Metade dos acidentes sem vítmias envolve pessoas na faixa entre 30-59 anos; 30% na faixa 18-29 anos. O mais engraçado é que 20% está na faixa do... não informado! Estranho, não? Com vítimas, a faixa 30-59 permanece a mesma e a 18-29 sobe para 40%...

Agora vamos ao que mais me chamou a atenção. Foram registradas 83 mil infrações em 2008. Mais de uma para cada 10 habitantes. Se considerarmos que cerca de 65% da população está perfeitamente apta a dirigir e que metade destes têm meios privados de transporte, têm-se, aproximadamente, 30% da população dirigindo todos os dias. Isso dá um total de 220 mil pessoas. Agora a quantidade de infrações/ano por motorista é de pouco mais de 1 infração para cada 3 habitantes.

Chega de informação por hoje. Amanhã eu continuo com minhas críticas.

Nenhum comentário: