quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O trânsito em Campo Grande (MS) - Parte II

Antes de mais nada, quero deixar claro que o texto abaixo AINDA não tem comprovação cientítica. São palpites com algum cunho teórico e poucas evidências empíricas.

Os dados do post de ontem são relativos a acidentes. Há também dados referentes às infrações cometidas no trânsito. Referente ao ano de 2008, as informações estão na tabela abaixo.



Tão importante quanto a tabela é retratar a variabilidade da quantidade de infrações. Durante 2008, em três meses (Jan, Set, Dez) houveram mais de 8 mil infrações registradas; na casa das 7 mil infrações também houveram três meses (Mai, Jul, Nov). O mesmo ocorre com a faixa de 6 mil e 5 mil infrações, respectivamente, nos meses Abr-Jun-Out e Fev-Mar-Ago.
A variabilidade também é presente em quase todas as infrações, se observadas individualmente. Alguns meses há um grande número no registro das mesmas, enquanto em outros meses a quantidade registrada cai a 25% do maior valor.

As principais conclusões são:
  1. O comportamento no trânsito, em geral, não varia tanto de mês para mês. O que explica a variabilidade no registro de infrações é a fiscalização irregular.
  2. Avançar sinal é apenas a quarta infração mais registrada. Falar ao celular apesar de ser a segunda, tem volume inferior a metade da primeira. Basta passar meia-hora no trânsito da capital do estado para questionar estas estatísticas. 
  3. A faixa de idade na qual ocorrem mais acidentes pode ser relacionada com a fase na qual o condutor normalmente tem mais renda. O peso da multa no orçamento é pequeno e este já está mais habituado a impunidade.
  4. Se com todos os registros oficiais o trânsito de Campo Grande já é considerado violento, imagina se houvesse estimativa dos acidentes e infrações que não são computados no DETRAN.
No best-seller Freakonomics, os autores fazem um estudo sobre a violência nas cidades americanas e chegam à seguinte conclusão: a impunidade é o maior incentivo. Não adianta aumentar a pena (valor da multa e pontos na carteira, por exemplo). Deve-se aumentar a probabilidade de ser pego em flagrante, no caso do trânsito.
Isto poderia ser feito instalando câmeras nos principais cruzamentos da cidade.

Só para finalizar, não pretendo entrar no assunto "as crianças aprendem a esquivar regras ao verem seus pais o fazendo"... pois aí seriam mais alguns posts e a paciência com o trânsito já se esgotou. Faz tempo.

Nenhum comentário: