quarta-feira, 2 de junho de 2010

Um comentário sobre a menina-dos-olhos dos administradores

Não é só dos administradores. A palavra está na moda. Até as áreas remotamente ligadas aos negócios já a têm na ponta da língua: Gestão.
Vê-se outdoors com cursos das mais diversas "gestões": de negócios, financeira, de pessoal, ambiental, jurídica...
Mas vou-me ater ao caso da gestão de negócios.

Trabalhei até pouco tempo em uma empresa membro de um conglomerado de empresas. Em geral, o conglomerado era composto de empresas de vários tamanhos e principalmente dividido em três setores: Alimentício, Farmacêutico e Material Elétrico. Nenhuma das empresas fornece para consumidores. São parte intermediária da cadeia de produção.

O grupo estava passando por reformas, visando a unificação das empresas. Não posso falar em nome do grupo, pois nunca estive a altura para tal (e nem tive todas as informações que julgo necessárias). O que posso dizer é que pretende-se criar uma empresa de peso, unificada, modernizada e preparada para o desafio do novo milênio.
A típica empresa dos livros da moda dos negócios.

Irei visitar meus ex-colegas hoje. Já os visitei algumas vezes depois da minha saída, porém não observei mudanças relevantes. E até agora não falei sobre gestão de negócios como havia dito.
Deixarei isso para o pós-visita. É provável que eu saia inspirado de lá...

[Muitos se perguntam o que um economista aprende sobre gestão. A resposta é: nada... Mas eu explico no próximo post]

Nenhum comentário: