domingo, 3 de janeiro de 2010

Determinismo revisado

O livro O andar do bêbado de Leonard Mlodinow é realmente muito interessante. Recomendo. Mlodinow é físico e já publicou com Stephen Hawking. O título remete à imprevisibilidade existente não somente após o consumo de álcool, mas em todas as situações da vida humana.

O livro é fácil de ler e não custa muito (basta pesquisar). Mesmo aproveitando as férias, com direito a praia e passeios, o li em cinco dias; e essa leitura me fez mudar um pouco minha visão sobre escolhas profissionais e sucesso. Eu havia esquecido de algo importante: a sorte. Sem esta não há sucesso profissional, em qualquer área.

A sorte, ao ver de Mlodinow, é estatística. Nossas histórias são repletas de acaso – somatórios de ações nossas e de outras pessoas – o qual gera um leque de possibilidades nas nossas vidas. Portanto, ao escolher uma profissão, mesmo se empenhando muito, você poderá não ser bem sucedido. Por mais que a probabilidade de ser bem sucedido seja, digamos, 90%, ainda há uma chance em cada dez de algo sair dos planos. Isso não é motivo para desistir, pelo contrário. O esforço aumenta as probabilidade de sucesso.

São várias as histórias que ilustram o texto. É um material riquíssimo para quem está estudando a disciplina introdutória de estatística.

Nenhum comentário: